segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Origem dos Sobrenomes de Famílias


Um sobrenome é parte de um nome pessoal que é passado de um ou ambos os pais para sua prole. Alfândega sobre o formato de sobrenomes mudar de região para região e seu uso mudou ao longo do tempo. Na maioria das nações ocidentais, o sobrenome ocorre no final de um nome pessoal, após um nome ou nomes. Por outro lado, alguns países do Leste Asiático e a Hungria colocam o sobrenome antes dos nomes próprios.

Na maioria das regiões e períodos de tempo, os sobrenomes foram assumidos com base na descendência de um antepassado masculino (geralmente o pai), mas em alguns casos foram passados ​​pela mãe. O uso do sobrenome da mãe é geralmente devido a circunstâncias atenuantes (ilegitimidade, nascimento póstumo, herança etc.), embora em algumas regiões a cultura ditasse o uso do sobrenome da mãe. Muitas nações de língua espanhola usam o sobrenome da mãe e do pai para criar sobrenomes duplos. Historicamente, algumas famílias usavam nomes de família ou de casa que são considerados diferentes dos sobrenomes. Alguns exemplos são as casas reais de Carolingian e Plantagenet. Em alguns casos, os de uma casa pode usar um sobrenome que não seja o nome da sua casa, ou nenhum nome em tudo.

Sobrenomes e nomes de família surgiram ao longo da história à medida que as civilizações avançam e se tornam cada vez mais úteis para distinguir as pessoas quando elas são registradas em registros escritos, particularmente registros de impostos.

Os primeiros sobrenomes na Europa Ocidental surgiram dos métodos existentes de distinguir as pessoas. Assim, uma nobre decisão de Sabóia pode ter sido conhecida como Umberto de Sabóia, um ferreiro pode ter sido conhecido como John le Smith e um homem calvo pode ser conhecido como William o Careca; Muito da mesma maneira que nós nos referimos às pessoas de maneiras semelhantes hoje, como John the Gob ou Rachel the Bean Counter. Esses nomes não eram necessariamente hereditários, mas eram ditados pelas circunstâncias. O filho do nobre, Umberto de Sabóia, pode governar em Lorena e ser conhecido como Lothair de Lorraine, o filho de John le Smith pode ser um queijo-maker e conhecido como Dominic Cheeseman eo filho de William o Careca pode ter uma cabeça Em forma de uma cebola e conhecido como Darren Onionhead. Sobrenomes só surgiram quando as famílias decidiram que iriam manter um "pseudo-sobrenome". Essa mudança ocorreu em diferentes períodos em diferentes regiões. Por exemplo, os sobrenomes foram largamente adotados entre os séculos 11 e 16 na Inglaterra, entre os séculos XVI e XIX no País de Gales e entre os séculos 11 e 19 na Escócia. Cada família tem de ser tomada caso a caso. Embora não seja possível provar a origem da maioria dos sobrenomes, é possível fazer suposições educadas em alguns casos.

A origem de um sobrenome é influenciada pela classe social do progenitor e pela cultura em que viviam. Aqueles de status social mais elevado freqüentemente tomavam sobrenomes incomuns hoje; Enquanto que as pessoas de menor status social muitas vezes tomou o que são hoje sobrenomes comuns. Também é claro que as pessoas de menor status social tinham menos controle sobre seus sobrenomes, sem dúvida entregue a eles por vereadores, senhores e outras autoridades. Assim, encontramos numerosos sobrenomes insultantes, como 'Tew', galês por gordura; Tardiff, que significa lento e Dullard, significando um homem duro e presunçoso.

Há uma série de diferentes origens de sobrenomes. Sociedades tribais e mais patriarcais têm frequentemente sobrenomes derivados de nomes masculinos, enquanto sociedades mais desenvolvidas com trades e governantes estabelecidos muitas vezes têm um grande número de sobrenomes derivados de ocupações e nomes de lugares.
Sobrenomes decorrentes de ascendentes do sexo masculino.

Sobrenome Patronímico

A maioria dos sobrenomes são derivados do nome de um antepassado masculino. Estes evoluíram a partir de preexistentes não-permanente nomeando costumes pelo qual um indivíduo foi identificado por referência a um antepassado masculino ou antepassados. Alguns exemplos são: Bedo ap Batho ap Heylin (Welsh: Bedo, filho de Batho, filho de Heylin), que se tornaria Bedo Batho; Lars Andersen (Scandianvian), Andrew MacDonald (escocês: Andrew filho de Donald) e Henry fil. Grimbald (Inglês: Henry filho de Grimbald). Tais nomes são essencialmente o nome do pai, às vezes com um sufixo ou um prefixo para denotar o nome como um patronym. Por exemplo, os patrônimos armênios tipicamente terminam em -ian, os patronyms poloneses terminam em -ski e os patronyms irlandeses começam com Fitz-.

Os sobrenomes patrônicos são indistinguíveis dos sobrenomes dos clãs, que podem ser assumidos por sujeitos de um líder de clã.

Sobrenomes Ocupacionais

Sobrenomes derivados da ocupação de um antepassado também são comuns, com Smith sendo o sobrenome mais comum no Reino Unido. Esta categoria de sobrenomes é dividida em dois grupos: ocupações padrão e ocupações titular, como Stewart, derivado de um antigo clã título na Escócia.

Sobrenomes topográficos

Nomes topográficos podem ser derivados de características de uma paisagem (Hill, Ford) ou de nomes de lugares (Londres, Aston, Eaton, Molyneux). Os sobrenomes derivados de nomes de lugares foram inicialmente adotados por famílias que possuíam terras. No entanto, mais tarde, tais adoções de sobrenomes derivados de nomes de lugares ocorreu quando as pessoas se mudaram de um lugar para outro.

Sobrenomes Descritivos

Os sobrenomes descritivos são menos comuns, em parte porque muitas vezes eram derivados de características não-lisonjeiras como: estupidez, circunferência, calvície e, por vezes, insultos como Blackinthemouth. Muitos desses sobrenomes desapareceram. Há, por outro lado, boa sobrevivência dos sobrenomes derivados de características positivas ou neutras; Trow & Triggs (que significa fidedigno), jovem, branco e bom.
Sobrenomes derivados de antepassados Femininos Apelidos de família

Sobrenomes matrônicos

São derivados do nome de um antepassado feminino (geralmente a mãe) e são incomuns na maior parte do mundo. Tais nomes podem surgir devido a nascimentos ilegítimos ou posthumous e ocorrem entre nobility quando a mãe era mais altamente classificada do que seu esposo ou "bit no lado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário