segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Brasão

Um brasão ou brasão de armas, na tradição européia, é um desenho especificamente criado - usando símbolos e cores - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, cidades, regiões e nações.
Não se sabe com rigor quando é que esta prática teve início. O campo de estudo dos brasões denomina-se heráldica. Os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas. Tiveram as suas origens em actos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de os homenagear e ás suas famílias. Com o passar do tempo, como era um ícone de status, passou a ser conferido a famílias nobres no intuito de identificar o grau social da mesma, assim sendo, somente os heróis ou a nobreza possuíam tal ícone e o poderiam transmitir a seus descendentes.
A partir do séc. XIX, com a ascensão ao Poder da Burguesia e o declínio da Artistocracia, o Brasão foi perdendo a sua importância. A Proclamação da República terminou com o estado de graça dos nobres, que passaram a ser pessoas comuns. Actualmente os brasões são muito frequentes e fáceis de encontrar. cada autarquia - freguesia, Municipio ou distrito - tem o seu, assim como a sua bandeira, onde figura o brasão, motivo de orgulho para muitos dos habitantes de cada freguesia. várias colectividades e clubes desportivos também adoptaram para seu símbolo um brasão alusivo a sí.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário